top of page
Casa HFL
reforma residencial/em colaboração com Silvio Oksman, 2021
Antes da intervenção, a casa era composta por pequenos volumes de possíveis ampliações anteriores que ocupavam uma grande área do terreno. A circulação interna era confusa e pouco funcional. Além disso, as aberturas eram pequenas e o pé direito baixo do térreo (2,50m) deixava a sala escura e mal ventilada.
A reforma realizada teve como objetivo abrir a sala para o jardim, ampliando-o através da demolição dos volumes construídos anteriormente. Foi criado um espaço de convívio coberto que conecta a nova edícula. Todas as paredes divisórias do térreo foram removidas, resultando em um ambiente amplo. Para isso, foram adicionadas vigas metálicas aparentes sob a laje para reforço estrutural. O acesso foi definido com a construção de uma parede de elementos vazados de porcelana branca que vai do portão até a sala, adentrando a casa.
O piso da sala, feito de placas de concreto pré-moldado, foi mantido com a mesma paginação na área externa, marcando uma continuidade entre interior e exterior. A mudança na posição da escada permitiu a reorganização dos quartos e banheiros, além de possibilitar o acesso mais amplo ao pavimento superior. O telhado foi removido e, em seu lugar, foi construído um novo volume com uma sala de lareira e convívio que se abre para uma terraço aberto, aproveitando a vista ampla característica do bairro.
VEJA A PUBLICAÇÃO NO ARCHDAILY
Projeto em colaboração com
Silvio Oksman/Metrópole Arquitetos
ano: 2021
localização: vila madalena, SP
construção: CEN Engenharia - Carlos Nakazato
cálculo Estrutural: Ney Constantini
luminotécnica: Lux projetos Ricardo Heder
paisagismo: Vito Macchione
fotos: Manuel Sá
bottom of page